Oncologia básica aplicada à enfermagem

Coordenador: Profa. Dra Andrea Bezerra Rodrigues
Titulação: Doutora
Público alvo: estudantes de graduação e pós graduação e enfermeiros

O problema do câncer no Brasil ganha relevância pelo perfil epidemiológico que essa doença vem apresentando, sendo considerado um problema mundial de saúde pública, visto que nos últimos anos tem-se observado uma elevação crescente nas taxas de incidência e mortalidade pela doença (BRASIL, 2002). Dentre as causas de mortalidade, já se configura como segunda causa. Frente a esse panorama, o enfermeiro, como profissional da saúde, deve capacitar-se para o atendimento a essa parcela da população, cada vez mais presente nas instituições de saúde.
A Oncologia básica possibilita o aprendizado das bases da carcinogênese, prevenção dos tipos de câncer epidemiologicamente relevantes no Brasil, base dos tratamentos oncológicos e atuação do enfermeiro.